Mostrando postagens com marcador Dicas para alunos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dicas para alunos. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de março de 2013

BARÃO DE MAUÁ - EMPRESÁRIO DE VISÃO


Estrada de Ferro Dom Pedro II
Convivendo em uma sociedade rural e escravista, o contato com a mentalidade empresarial britânica que, nos meados do século XIX, gestava a segunda fase da Revolução Industrial, foi determinante para a formação do pensamento de Mauá.
O seu estilo liberal de administrar era personalíssimo para o Brasil, país acostumado à forte centralização monárquica que o Poder Moderador, expresso na Constituição de 1824, havia reafirmado. Sua característica principal, em qualquer setor econômico que atuou, foi o pioneirismo.
Com menos de trinta anos, já possuía fortuna que, segundo ele próprio, “assegurava a mais completa independência”. Os seus primeiros passos como empresário foram marcados pela ousadia de projeto, apostando no emprego à tecnologia de ponta. Em toda a sua carreira preocupou-se com a correta gestão de recursos, marcada por uma administração descentralizada, onde a responsabilidade de cada indivíduo na cadeia de comando era valorizada. A sua política salarial expressava um investimento nos talentos de seus empregados, tendo sido pioneiro, no país, na distribuição de lucros da empresa aos funcionários. Em complemento, incentivava os seus colaboradores mais próximos a montar empresas e a fazer negócios por conta própria. O nível de gerência era contemplado com créditos e apoio logístico para operar os empreendimentos, o que combinado com a autonomia administrativa e com a participação nos lucros, permitia fazer face à maioria das dificuldades.
Desse modo, Mauá controlou oito das dez maiores empresas do país: as restantes eram o Banco do Brasil e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, ambos os empreendimentos estatais. Chegou a controlar dezessete empresas, com filiais operando em seis países. Sua fortuna em 1876 atingiu o valor de 115 mil contos de réis, enquanto o orçamento do Império do Brasil para aquele ano contava apenas com 97 mil contos de réis. Estima-se que a sua fortuna seria equivalente a 60 bilhões de dólares, nos dias de hoje.
Mauá também foi muito conhecido por suas ideias contrárias à escravidão, o que o distanciava das elites políticas do Império, o que se ressentiu indiretamente nos seus interesses comerciais. Com o passar dos anos, Mauá foi se afundando em dívidas, pois sempre que não conseguia recursos, fosse através de subscrições, ou através do apoio financeiro do governo, lançava mão das reservas de sua base de operações: o Banco Mauá & Cia.
Com a extinção do tráfico negreiro, a partir da Lei Eusébio de Queirós (1850), os capitais até então empregados no comércio de escravos passaram a ser investidos na industrialização. Aproveitando essa oportunidade, Mauá passou a se dividir entre as atividades de industrial e banqueiro, tendo acumulado fortuna aos quarenta anos de idade.
Entre os investimentos que realizou, além do estaleiro e fundição na Ponta da Areia, destacam-se:
* o projeto de iluminação a gás da cidade do Rio de Janeiro, cuja concessão de exploração obteve por vinte anos. Pelo contrato, o empresário comprometia-se a substituir 21 milhas de lampiões a óleo de baleia por outros, novos, de sua fabricação, erguendo uma fábrica de gás nos limites da cidade. Os investidores só começaram a subscreveram as ações da Companhia de Iluminação a Gás quando os primeiros lampiões, no centro da cidade, foram acessos, surpreendendo a população (25 de março de 1854). Posteriormente, premido por dificuldades financeiras, Mauá cedeu os seus direitos de exploração a uma empresa de capital britânico, mediante 1,2 milhão de Libras esterlinas e de ações no valor de 3.600 contos de réis.
* a organização da Companhia de Navegação do Amazonas (1852), com embarcações a vapor fabricadas no estaleiro da Ponta da Areia. Posteriormente o Império concedeu a liberdade de navegação do rio Amazonas a todas as nações, levando Mauá a desistir do empreendimento, transferindo os seus interesses a uma empresa de capital britânico.
* a construção de um trecho de 14 quilômetros de linha férrea entre o porto de Mauá, na baía de Guanabara, e a estação de Fragoso, na raiz da serra da Estrela (Petrópolis), na então Província do Rio de Janeiro, a primeira no Brasil. No dia da inauguração (30 de abril de 1854), na presença do imperador e de autoridades, a locomotiva, posteriormente apelidada de Baronesa (em homenagem à esposa de Mauá), percorreu em 23 minutos o percurso. Na mesma data, em reconhecimento, o empresário recebeu o título de barão de Mauá. Este seria o primeiro trecho de um projeto maior, visando comunicar a região cafeicultora do vale do rio Paraíba e de Minas Gerais ao porto do Rio de Janeiro. Em 1873 pela União & Indústria, empreendimento de Mauá ligando Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), a primeira estrada pavimentada no país, chegavam as primeiras cargas de Minas Gerais para a Estrada de Ferro Dom Pedro II (depois Estrada de Ferro Central do Brasil) empreendimento estatal inaugurado em 1858, que oferecia fretes mais baixos. Em 1882, vencidas as dificuldades técnicas da serra, os trilhos chegavam a Petrópolis.
* o estabelecimento de uma companhia de bondes puxados por burros na cidade do Rio de Janeiro, cujo contrato para exploração Mauá adquiriu em 1862, mas cujos direitos, devido a necessidades de caixa, foram cedidos à empresa de capital norte-americano Botanical Garden’s Railroad (1866), que inaugurou a primeira linha de bondes em 1868, organizando uma lucrativa rede de transportes.
* a participação, como acionista, no empreendimento da Recife & São Francisco Railway Company, a segunda do Brasil, em sociedade com capitalistas ingleses e de cafeicultores paulistas, destinada a escoar a safra de açúcar da região.
* participação, como acionista, na Ferrovia Dom Pedro II (depois Estrada de Ferro Central do Brasil), mesmo tendo consciência que, pelo seu traçado, essa rodovia tiraria toda a competitividade da Rio-Petrópolis;
* a participação, como empreendedor, na São Paulo Railway (depois Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) (empreendimento totalmente custeado por ele, sendo a quinta ferrovia do país, em 16 de fevereiro de 1867.
* o assentamento do cabo submarino, em 1874.
Em 1852, o visconde fundou o Banco Mauá, MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais brasileiras e em Londres, Paris e Nova Iorque. No Uruguai, fundou em 1857 o Banco Mauá Y Cia., sendo o primeiro estabelecimento bancário daquele país, inclusive com autorização de emitir papel-moeda, sendo que tal banco abriu filial em Buenos Aires, tendo sido citado por Jules Verne como um dos principais bancos da América do Sul.
Wikipedia
Blogs

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA


A primeira bandeira do Brasil independente foi criada por D. Pedro I pelo Decreto de 18 de setembro de 1822:

                                         

"Havendo o Reino do Brasil, de quem sou Regente e Perpétuo Defensor, declarado sua Emancipação Política, entrando a occupar na Grande Família das Nações o lugar que justamente lhe compete como Nação Grande, Livre e Independente; sendo por isso indispensável que elle tenha hum Escudo Real D’Armas, que não só o distingão das Armas de Portugal e Algarves até agora reunidas, mas que sejão características deste rico e vasto continente; e Desejando Eu que se conservem as Armas que a este Reino forão dadas pelo Senhor Rei Dom João VI, Meo Augusto Pay, na Carta de Ley de 13 de Maio de 1816 e ao mesmo tempo Rememorar o primeiro Nome que lhe foi imposto no seu feliz Descobrimento e Honrar as dezenove Províncias comprehendidas entre os Grandes Rios, que são seus limites naturaes e lhe formão sua integridade que Eu Jurei sustentar: Hey por bem, e com o Parecer de Meo Conselho d’Estado, Determinar o seguinte:Será d’ora em diante o Escudo deste Reino do Brasil, em campo verde huma esphera Armilar de ouro atravessada por uma Cruz da Ordem de Christo, sendo circulada a mesma Esphera de dezenove Estrelas de prata em uma orla azul; e firmada a Coroa Real Diamantina sobre o Escudo, cujos lados serão abraçados por dois ramos das plantas de Caffé e Tabaco, como Emblemas de sua riqueza comercial, representados na sua própria cor e ligados na sua parte inferior pelo Laço da Nação. A Bandeira Nacional será composta de hum paralellogramo verde e nelle inscripto hum quadrilátero rhomboidal côr de ouro, ficando no centro deste Escudo das Armas do Reino do Brasil. – José Bonifácio de Andrada e Silva, do Meo Conselho de Estado e do Conselho de Sua Magestade Fidelíssima o Senhor Rey Dom João Sexto e Meo Augusto Pay, e Meo Ministro e Secretário de Estados de Negócios do Reino e Estrangeiros, o tenham assim entendido e faça executar com os Despachos necessários. – Paço em 18 de setembro de 1822."
OBS: ERROS DE PORTUGUÊS, POIS O TEXTO ESTÁ NA ÍNTEGRA CONFORME FOI ESCRITO.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
FONTE: wikipedia

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

12 de NOVEMBRO DE 1748 - NASCIA TIRADENTES


                                                              

Em 12 de novembro de 1748 nascia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o mártir da Independência do Brasil. Ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça foi erguida e
m um poste na cidade de Vila Rica, interior de Minas Gerais.
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do português Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era cirurgião dentista. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes.
Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781 foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.
Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.





fonte: wikipedia

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GAME EM AULA DE MATEMÁTICA

Do G¹, em São Paulo, com informações da France Press

Escola usa game em aulas de matemática

Nintendo DS ajuda a melhorar raciocínio dos alunos japoneses com dificuldades.
Para escola, uso do console é a porta de entrada para a era digital.

Foto: Toru Yamanaka/AFP
Escola japonesa utiliza game nas aulas para iniciar alunos na era digital. (Foto: Toru Yamanaka/AFP)

Seja no Brasil ou no Japão, as aulas de Matemática sempre causaram pavor em boa parte dos alunos do ensino fundamental.

Mas os professores japoneses da escola Wada de ensino fundamental, em Tóquio, ganharam um grande aliado para fazer de uma das ciências mais antigas do mundo a porta de entrada dos alunos na era digital.

Na escola, os alunos que estão com dificuldades na matéria participam de aulas de recuperação onde são utilizados videogames Nintendo DS.

A escola argumenta que o uso do console melhora o raciocínio e o entendimento dos alunos com dificuldades em Matemática, além de servirem como atrativo para introdução à era digital.




Foto: Toru Yamanaka/AFP


Aluna de escola em Tóquio usa videogame Nintendo DS para fazer contas em aula de matemática

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUÊSA


A próxima segunda-feira é o Dia Nacional da Língua Portuguesa! Que tal aproveitar para tirar as suas dúvidas sobre o nosso idioma? Clique aqui para descobrir se você sabe evitar os 100 erros mais comuns do Português: http://abr.io/6E40

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HALLOWEEN - TURMA DA MÔNICA


Jogo do Chico Bento promove mitos nacionais e ignora Halloween
Para o TechTudo
Halloween? Que nada. No jogo Turma do Chico Bento, para Facebook, o que vale é o “Dia das bruxas brasileiro”, ou melhor, o “Dia do Saci”. Com uma atualização especial, o game vai apresentar personagens folclóricos nacionais para comemorar a data de 31 de outubro.
Turma do Chico Bento valoriza o Folclore Brasileiro (Foto: Divulgação)Turma do Chico Bento valoriza o Folclore Brasileiro (Foto: Divulgação)
Disponível a partir de 1º de novembro, a atualização do jogo vai contar não só com o Saci Pererê, mas também com a Mula-Sem-Cabeça, figuras que fizeram parte da infância de muita gente, naquelas histórias que nossos familiares contavam para “assustar as crianças”.
A história começa com o Nhô Nito, que reuniu os amigos do Chico Bento para contar sobre o Folclore brasileiro. As crianças não acreditam na existência da Mula-Sem-Cabeça e do Saci Pererê, mas muitas evidências começam a surgir.
O jogo vai permitir que os participantes cumpram as missões da forma que preferirem, mas ao final da aventura, todos ganharão um item “Figa de Madeira”, de decoração e exclusivo apenas para quem participar da brincadeira no dia.No jogo, será possível interagir com essas figuras de forma bem pouco assustadora. Eles farão parte de missões, como por exemplo, o mistério do feijão queimado, onde o jogador vai perseguir o Saci para que o acidente pare de ocorrer. Além das tarefas, minigames também farão parte desta atualização.
Turma do Chico Bento já está disponível no Facebook e permite que os jogadores participem do universo do famoso personagem das histórias em quadrinhos da “Turma da Mônica”. O acesso é gratuito e o game apresenta temática rural, lembrando os jogos de “fazendinha” que fazem bastante sucesso atualmente.




MAPAS NA ERA DIGITAL



MapMaker Interactive


Explore o seu mundo com temas de mapas, dados, e ferramentas para personalizar o seu mapa.





Fonte: http://education.nationalgeographic.com/education/mapping/interactive-map/?ar_a=1

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SITES PARA BAIXAR LIVROS


Aproveitando o dia nacional do livro, segue lista de sites que disponibilizam livros grátis para baixar. Link: http://canaldoensino.com.br/blog/40-sites-para-baixar-livros-de-graca

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MTM PROFESSORA FRANCIELLE


ALUNOS ENTREGAR DIA 06/11 - TERÇA FEIRA

Resolver os exercícios abaixo valendo 20 pontos, sendo que exercício 1 fazer da letra A até a letra R. O exercício 2 resolver apenas letra D e H. (clique sobre o exercício para aparecer em tela maior).






REFORÇO DIGITAL - PORTUGUÊS E MATEMÁTICA


ATIVIDADES DE REFORÇO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA.  SITE DE LIVRE ACESSO.  SUGESTÃO PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS, INCENTIVAREM SEUS FILHOS A PRATICAR ENQUANTO A ESCOLA ESTIVER ENVOLVIDA NA SEMANA DA EDUCAÇÃO.
Site construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro. LIVRE ACESSO

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html



Não perca tempo! Comece agora mesmo!






quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MOSTRA FÍSICA DOS BRINQUEDOS

O SESC montou na nossa escola, entre os dias 15 e 19/10, a Mostra Física dos Brinquedos,  onde se uniu o conhecimento científico e a ludicidade, mostrando a importância de transformar um ensino tradicional em várias práticas e vivências, onde os alunos puderam aprender conceitos físicos através de diversos brinquedos que utilizamos no cotidiano infantil desde os tempos mais remotos até os dias de hoje.






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

JOGOS ELETRÔNICOS DE HISTÓRIA



A disciplina de história tem tudo para motivar os alunos. Ela é tão inspiradora que, saindo da sala de aula inspira filmes, jogos eletrônicos, de tabuleiro, novelas, poesias, teatro, etc. Eu sei que há uma série de conceitos básicos e um certo tipo de conscientização social e política que, por vezes, pode ser esquecido nestas inspirações citadas acima (não de todo, isso é certo).

Seja como for, se hoje em dia temos uma quantidade tão grande de produções culturais baseadas na história, por que não as utilizar também na sala de aula? De certa forma é relativamente comum aos professores passarem filmes aos seus alunos, pretendo em um próximo post discutir sobre as verdadeiras vantagens de se utilizar um filme de história, e os perigos de fazê-lo de forma inadequada. Mas neste momento, o foco são os jogos eletrônicos baseados na história.

Primeiramente é importante ter em mente que o jogo não ensina (a não ser em raros casos), mas permite ao aluno imergir em um universo cultural da época, desenvolvendo sua imaginação, baseada em determinados momentos histórico-culturais. É importante que os jogos sempre sejam acompanhados pelo professor, com discussões, pois o aluno, por si só, não será capaz de perceber a profundidade de reflexões que os jogos podem suscitar. Justamente por isso, é importante que antes de trabalhar com os jogos em sala de aula o professor tenha despendido um certo tempo a jogar, explorar o jogo e refletir sobre o mesmo. É importante que o jogo tenha erros históricos, ainda assim ele pode auxiliar o aluno.

A quantidade de jogos supera a casa da centena, se não chegar à casa do milhar. Por isso selecionei alguns que mereciam destaque, muitas vezes mais para termos uma gama de categorias e tipos de utilização, do que em qualidade dos jogos em si (seja na qualidade gráfica, seja na histórica).

1 - Jogos de Recriação de locais Históricos:

Esses jogos recriam através de plantas e escavações arquelógicas locais históricos, como o Templo de Luxos, o Palácio de Versailles ou construções romanas, como o senado, Coliseu, ou ainda a catedral de Santa Sofia. Normalmente o jogo funciona como uma boa investigação criminal, com desafios de raciocínio muito mais do que de habilidades (exceção feita ao The Shadow of Rome).

No caso destes jogos o professor tem a chance de deixar o aluno imerso no tempo histórico desejado, alguns são tão detalhistas que ao clicar em quadros de época, por exemplo, aparece um texto explicando o quadro, suas ideias etc. (como no caos de Versailles)

Veja alguns exemplos:  EGITO - 1156 A.C.




O jogo recria diversas localizações no Egito antigo, trabalha a questão da disputa de poder entre faraó e sacerdotes, a questão da religião e técnicas como a de medição de hora, estação do ano e irrigação.

Versailles 1685 - DC










Com uma recriação muito cuidadosa do palácio de Versailles e de todo o sistema de palácios de jardins franceses no final do século XVII, o jogo recria o clima do sistema absolutista, conflitos internos, sofrimento dos pobres e serviçais, luxo e ostentação do rei e da nobreza, entre outros. Enquanto passeia pelo palácio você tenta descobrir através de pistas e investigação quem está mandando bilhetes ameaçando a vida do rei.



Bizantine






Ao contrário dos outros dois, esse jogo se passa no presente, em Istambul, com fotos e filmagens reais da cidade, tendo como foco central uma série de atentados que estão ocorrendo na Catedral de Santa Sofia, mas várias outras localidades históricas são visitadas durante o jogo, sempre com um pano de fundo histórico (incluindo algumas viagens no tempo).

2 - Jogos de Estratégica Histórica
Essa categoria de jogos colocam o jogador (ou o aluno) no papel de líder de um povo, tomando decisões que podem influenciar toda a história do mundo. Alguns se limitam a participação específica dentro de um período histórico ou mesmo seguindo a vida de um personagem real (como no age of empires II, onde você pode refazer a trajetória de Joana D'arc, Saladino, Barba Ruiva, Gengis Khan, entre outros) ou então, colocando-o como um líder "imortal" que acompanhará toda a história de um povo específico, desde a pré-história até os dias atuais (como no caso de Civilization). Não importa o formato, esses jogos além de divertidos e empolgantes (uma vez que envolvem batalhas e os alunos adoram isso) trabalham com a questão de evolução técnica, importância da força de trabalho, e em alguns casos, importância da religião, cultura, folclore, etc.

Série Age of Empires -











A série possui uma vários elementos interessantes de serem trabalhados, dependendo do número ou expansão. Desde mitologia egípcia, grega e nórdica (Age of Mythology), a grande evolução do sedentarismo para o nomadismo na pré-história (Age of Empires 1), personagens históricos específicos da Idade Média (Age of Empires 2), ou ainda conflito de civilizações na época das navegações (Age of Empires 3). Cada qual possui praticamente uma centena de possibilidades para se explorar, sendo difícil explicar aqui em poucas linhas.

Civilization







Nesta série você é o líder imortal de uma civilização desde o seu surgimento, logo após o fim da pré-história (ou ainda no período neolítico, na versão 4) e comanda a mesma até a era atual (ou até 2100, dependendo da versão). O jogo é intensamente rico no que diz respeito ao trabalho de história. Na versão 4 é possível controlar o tipo de relação de trabalho, de sistema jurídico, de sistema religioso e político de sua civilização, escolher as tecnologias que serão pesquisadas, controlar a produção das cidades, diplomacia com os povos vizinhos, entre outros. O jogo é jogado em uma recriação do planeta Terra e você pode escolher uma entre 50 civilizações diferentes (infelizmente não os brasileiros). A versão 2 é a melhor para se trabalhar com os alunos, uma vez que o nível de complexidade é menor e em uma aula já é possível avançar até mais ou menos o fim da Idade Antiga, de modo que em 4 aulas os alunos poderão ver um avanço realmente significativo. Ainda assim o melhor é mostrar o jogo e depois deixar que eles se divirtam em casa ou na lan-house.

Hearts of Iron



Mesmo sem apelo gráfico, esse simulador é como se fosse um gigantesco jogo de war, com milhares de territórios para se explorar. Ele é um jogo de tática de guerra, mas você controla também a economia do povo escolhido. Uma das grandes vantagens é que é possível escolher realmente qualquer país da época da 2a Guerra, inclusive o Brasil, estando no papel de Getúlio Vargas. Incrivelmente preciso historicamente pode ser uma boa pedida para dar um panorama da 2a Guerra para os alunos.

Victoria Empire



De modo semelhante ao Hearts of Iron você assume o papel de um governante por volta de 1880 e tem o papel de garantir o avanço de seu país sobre o controle do mundo, bem na época do imperialismo e neocolonialismo. Você também pode assumir qualquer país para impedir que este seja conquistado, seja economicamente ou politicamente. Um pouco complexo para os alunos, pode ser uma boa pedida como indicação extra para os alunos do ensino médio.

Jogos do History Channel:

O famoso canal pago de história também lançou seus jogos, todos eles são de ação e envolvem cenas de guerra, apesar disso não parecer muito educativo (o que fizeram para garantir a conquista do mercado de jogos) eles recriaram com precisão impressionante muitos cenários históricos, como o da Guerra Civil Americana que veremos abaixo. Essa precisão ajuda a compreender, por exemplo que não adiantava querer vencer uma batalha no tiro (com o tempo de demora para se recarregar e a dificuldade de achar pólvora).




Jogos Online e Gratuitos de História:

Todas as opções acima são de jogos pagos (embora seja possível encontrar cópias dos mesmos vasculhando com calma pela net). Seja como for não posso deixar de sugerir também o trabalho com jogos on-line gratuitos, bem menos precisos historicamente falando, podem ser uma boa pedida para que os alunos se divirtam enquanto aprendem.

como já criei um post grande demais, vou apenas colocar um link de uma seleção de jogos com comentários que fiz para os meus alunos no meu site pessoal:

http://www.profleandro.com/dicas-de-jogos/