quinta-feira, 9 de agosto de 2012

História do Cemia


Quem Foi Maria Iracema Martins de Andrade? 

Profª Maria Iracema Martins de Andrade
A Professora Maria Iracema Martins de Andrade nasceu no dia 2 de março de 1932, no interior do município de Nova Trento-SC. Cursou o primário e o ginasial no colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque.

Inteligente e comunicativa, fez locução na Rádio Araguaia de Brusque. Com 20 anos frequentou o Curso Normal no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Ingressou e trabalhou como locutora por 10 anos na Rádio Anita Garibaldi, com grande audiência.

Em 1963 veio morar em São José e participar do elenco da Rádio Jornal A Verdade, onde teve um programa com o seu nome e participou de um dos mais polêmicos da Grande Florianópolis: o Mesa Quadrada, de Manoel de Menezes.

Além de radialista, Maria Iracema foi professora por 25 anos. Mais tarde ingressou como assessora na Secretaria de Administração do Estado de SC. Na atividade política, se elegeu vereadora de São José em 1976 e ficou na câmara até 1982. Neste período assumiu a Secretaria de Educação e a Casa de Cultura de São José. Maria Iracema era casada com Olavo Henrique de Andrade e teve dois filhos: Anita e Eugênio. Maria Iracema Martins de Andrade faleceu no dia 31 de outubro de 1988.


Como iniciou nossa escola? 
O Centro Educacional Municipal Barreiros (primeira demonimação de nossa escola) foi inaugurado no dia 22 de Março de 2002, pelo então Prefeito de São José, Dário Elias Berger, juntamente com o seu Secretário de Educação Fernando Melquíades Elias.

Devido a existência de outra escola da rede particular com a mesma denominação nas proximidades causava transtornos e enganos à comunidade. Então, em julho de 2005, foi feito uma consulta na comunidade escolar que resultou na alteração do nome da escola para Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade (CEMIA), carinhosamente conhecido por "Barreirão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário