quarta-feira, 28 de novembro de 2012

JOVENS EMPREENDEDORES



Game incentiva jovens a se tornarem empreendedores







Elias e Joana são dois jovens que precisam literalmente subir degraus para se tornarem empreendedores. Mas, para isso, precisam aprender sobre administração de negócios e conhecer temas específicos sobre empreendedorismo. Os adolescentes, que poderiam ser uma dupla na vida real, são, na verdade, os personagens fictícios do game Subindo na Vida,jogo que ensina jovens as principais lições de gestão com o intuito de despertar o espírito empreendedor de cada um deles.
O jogo faz parte do Forme (Formação Empreendedora), programa da Fecomércio que busca capacitar jovens de comunidades vulneráveis de Recife a partir de dez características do comportamento do empreendedor. Entre elas: aprender a correr riscos, estabelecer metas para visão a longo prazo, basear as decisões em informações, saber trabalhar em equipe e assumir o espírito de liderança para desenvolver e manter relações comerciais.
FreshPaint / Fotolia
ICare Subindo na Vida


Partindo da mecânica de escalada, o avatar vai capturando moedas e subindo os degraus em cada fase. Durante esse percurso, ele precisa responder corretamente as perguntas indicadas no caminho (são 50 questões sorteadas aleatoriamente). Ao todo são cinco fases e a medida que ele avança em cada um delas, o cenário da cidade e a aparência física do personagem vão se transformando: as casas são revitalizadas, escolas construídas e os avatares recebem vestimentas novas.
O jogo não se restringe aos jovens recifenses. Pelo contrário, está disponível gratuitamente para todos interessados. Segundo Yuri Zaidan, da ICare Games, empresa criadora do jogo, o Subindo na Vida demorou três meses para ser desenhado e é destinado, principalmente, a jovens recém-universitários de 17 a 25 anos. “É ideal para quem acabou de entrar na faculdade, passa o dia todo trabalhando e precisa aprender de uma forma simples e rápida os conceitos do empreendedorismo”, diz.
Antes de iniciar, o jogador pode visitar a biblioteca virtual e acessar textos que tratam sobre temas como exigência de qualidade, estabelecimento de metas e persistência. As leituras são indispensáveis para o que ele consiga avançar as etapas. Em seguida, precisa escolher sua meta: trabalhar em uma grande empresa, abrir seu próprio negócio ou fazer parte de um negócio social.
“A ideia principal é tirar o estereótipo do jovem que, muitas vezes, acha que para se tornar um empreendedor é preciso apenas montar um negócio próprio. O jogo mostra que é possível empreender trabalhando em uma organização social ou numa grande empresa”, afirma Yuri Zaidan.

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